Sabe quando você vai vendo umas fotos de lugares no Instagram e vai salvando para conhecer depois? Foi assim que aconteceu com Borrego Springs, na verdade eu nem sabia o nome da cidade eu queria é conhecer as tais esculturas de metal no meio do deserto. Mas o deserto da Califórnia é realmente surpreendente e diferente em cada região. Não foram apenas as estátuas o ponto alto da viagem mas sim toda a atmosfera do lugar.
Era feriado do Memorial Day(última segunda-feira de maio) e o preço do hotel não estava tão caro comparando com outros destinos e este ano a primavera ainda está tão fresquinha que decidimos ir para Borrego Springs no condado de San Diego – 3h30 de carro de Los Angeles mas pegamos muito trânsito + parada para almoço na ida o total foi de 6 horas, mas calma que valeu muito a pena. A melhor época para visitar Borrego Springs é de Outubro a Abril, no verão bate fácil a casa dos 40 graus.
Hospedagem
Reservamos duas noites no Palm Canyon Hotel and RV Resort, estava com um preço ótimo e na pesquisa de uns blogs tinham comentários bons sobre a localização e hospedagem. E não é que é bacana mesmo? Tem todo uma temática faroeste, para quem vai de motorhome ou quer alugar os trailers vintages também é uma ótima opção. Ao fazer o check-in fomos recebidos com cookies e prosecco ;D.
A cidade é bem pequena, famosa também pelos campos de golfe. Os comércios e os restaurantes ficam nesta mesma avenida. Alguns pontos turísticos que pesquisei necessitam de carro 4×4, algumas empresas na região oferecem tour mas como a nossa programação era o básico, fizemos tudo com nosso carro e preferimos não arriscar nestes locais mais apropriados para um carro 4×4. Aliás o que mais vimos foram jipes e motorhomes! Como chegamos no fim da tarde aproveitamos a piscina e exploramos um pouco as esculturas de metal no fim da tarde.
Galleta Meadows – Esculturas de Metal
As esculturas de metal de Ricardo Breceda estão espalhadas ao longo da rodovia e da região de Borrego Springs na recepção do hotel nós pegamos o mapa que indicam a localização ou você pode baixar por aqui. O nível de detalhe e tamanho de cada escultura impressiona – reserve umas duas horas para explorar as estátuas e tirar muitas fotos. Se achar o mapa confuso digite no Google Maps: Borrego Springs Serpent Sculpture. Eu achava que era um dragão mas depois descobri que é uma serpente, sem dúvidas a escultura mais concorrida para fotos. No meio do caminho é possível avistar várias, é só sair da estrada e seguir de carro até as estátuas, é tudo aberto.
Não deixe de ver as escultura a noite! Borrego Springs também é famosa por ter um lindo céu estrelado e sim é verdade! Mesmo com algumas nuvens nós vimos milhares de estrelas e muita gente que gosta de fotografia e astronomia ficam de plantão a noite nas esculturas para admirar o céu e bater fotos.
The Slot Trail
No segundo dia fizemos a trilha The Slot que é apelidada de Antelope Canyon californiana, claro não tão bonita como a do Arizona mas tão legal quanto. Vale a pena! São 3.7 km ida e volta, com pequenas elevações e várias partes estreitas para passar pelos paredões do canyon. Dica: Leve uma blusa pois venta bastante por lá, principalmente na parte mais fechada entre os canyons.
Para chegar na trilha basta colocar no Google Maps: Slot Canyon Trail ou CA-78, Borrego Springs, CA 92004
Não preciso nem dizer que a criOnça amou né? Vários trechos são bem estreitos e possui alguns degraus mas sem muita dificuldade para andar.
Depois do trecho estreito entre os canyons a trilha volta a ficar mais aberta aí dá para sentir bem aquela sensação seca de deserto.
Nesta trilha você pode optar em fazer o loop completo ou quando chegar nesta parte mais aberta voltar pelo mesmo caminho dos canyons.
Palm Canyon Trail – conhecendo um oásis
No segundo dia optamos por fazer a trilha Palm Canyon dentro do Anza-Borrego State Park (Parque Estadual de Anza Borrego), nesta trilha é necessário pagar $10 por carro – day use, dá para pagar nas máquinas ou na guarita da entrada do camping onde inicia a trilha. Como optamos em passar no Visitor Center primeiro para pegar um mapa, aproveitamos e pagamos na máquina do estacionamento.
Bota no GPS: 200 Palm Canyon Dr, Borrego Springs, CA 92004
Escolhemos esta trilha por ser habitada de Big Horns Sheep (carneiros com uns chifres gigantes) e com um oásis localizado no final da trilha. Quando perguntei no Visitor Center quais as chances de ver um Big Horn a guardinha me explicou que dependia do silêncio da trilha mas que se eu avistasse não precisava ficar preocupada pois eles querem beber a água que vai descendo pela trilha e já teve gente que viu 2 ou até um grupo de 12, ou seja é sorte.
A trilha tem um total de 3 milhas – 4.8Km ida e volta, uma média de 3 horas total, nós fizemos em 3h30 considerando que estávamos com a criOnça (4 anos) e fizemos muitas paradas para seguir no ritmo dele.
Não é uma trilha fácil, diria que é moderada pois tem várias subidas/descidas e dependendo da temperatura pode tornar tudo mais cansativo, neste dia a temperatura estava cerca de 21graus e ventava bastante.
Tcharam! Você fica embaixo das palmeiras gigantes que formam o oásis e é incrível a sombra que elas fazem deixando o ambiente bem fresquinho.
Durante a trilha não tem bebedouro e nem banheiro. Mas na saída da trilha tem um banheiro bem inusitado: sem teto e sem portas mas com papel. Se não quiser usar este não se preocupe que tem outros banheiros espalhados pela área do Camping ou no Visitor Center.
Dicas de restaurantes
A cidade é bem simples e amamos a comida!
Experimentamos este mexicano bem raíz Los Jilberto’s Taco Shop, tinha até suco de tamarindo impossível não lembrar do Chaves. E que delícia de comida!
Bota no GPS: 655 Palm Canyon Dr F, Borrego Springs, CA 92004
Para café da manhã fomos os dois dias no Red Ocotillo, muito bom também:
Amei o estilo da cidade
No jantar experimentamos o Carlee´s bem cara de bar americano com música ao vivo, os pratos são um exagero!
Bota no GPS: 660 Palm Canyon Dr, Borrego Springs, CA 92004
E para finalizar o Kesling’s Kitchen com uma ótima pizza de forno a lenha – não tiramos fotos, sorry.
Bota no GPS: 665 Palm Canyon Dr, Borrego Springs, CA 92004
Finalizando
As paisagens são lindas! A estrada é demais:
Na volta para casa paramos para tirar uma foto com o Pé Grande – Yeti, e por lá tem uma placa bem grande escrita: “Please come back – Por favor volte” – sim, com certeza!
Bota no GPS: 37554 Montezuma Valley Road Ranchita, CA 92066